terça-feira, 16 de novembro de 2010

TEAM NOGUEIRA - Tema da Semana: Preparação Psicológica para MMA


Hoje dentre as inúmeras formas de preparação de um competidor de MMA está a preparação psicológica.

Uma área que ganha espaço a cada dia em pesquisas sobre sua inflência no alcance ao sucesso ou o seu despreparo diante de uma situação adversa.




"No meu caso, eu sempre lutei sem pensar em quem estava do outro lado, independente de quem fosse, nunca respeitei adversário, sempre cai pra dentro de qualquer um. Gosto de lutar sem me preocupar, simplesmente saio na mão e pronto, sempre deu certo."
Will Ribeiro - Lutador do WEC.




"Para mim preparação psicológica é tão ou mais importante que a técnica e a física
mas gosto de ser realista, não gosto de ouvir dizer que ja ganhei, ou que meu oponente é muito ruim, quero a real!
Sou realista e sempre saio pra trocar, talvez esse seja um defeito meu, meu orgulho.

Gosto que falem das qualidades do meu adversário no meu vestiário, e tudo bem,
mas sei o que fazer pra neutralizar isso e que tenho pra vencê-lo também.
Acho que sou um lutador que entra frio pra lutar, e isso é a parte boa!"
Fábio Maldonado - Lutador do UFC








"A preparação psicológica é tão importante quanto a física e a técnica. O lutador deve estar sempre treinado e consciente de suas habilidades ao entrar na luta.

Focar sempre na própria qualidade técnica é mais eficaz do que pensar na do adversário e no que ele pode causar.
Você nunca pode entrar mais ou menos, e sim, sempre no seu melhor e cumprir tudo o que foi planejado."
Rogério "Minotouro" Nogueira - Lutador do UFC.








"Hoje em dia, muitos lutadores se equivalem na técnica e nos fundamentos de várias modalidades. Então, tem que ser buscadas alternativas que façam a diferença. O preparo físico, como o do GSP, é um deles.

E o plano de luta também é o diferencial. O MMA virou muito mais que mistura de artes marciais, hoje exige raciocínio e estratégia mesmo.
Se for para o infight e ver no que vai dar, a vantagem está para quem sabe o que está acontecendo, quem está controlando a situação dentro do planejado."
Mário Filho - Apresentador do Sensei SPORTV





"Acho que o lutador deve estar com a cabeça nos treinos. Ainda mais quando está com uma competição por perto.
Acredito que cordernar os 3 treinos: físico, rolas e técnicas suga muito tempo.

Por isso é sempre bom estar perto de pessoas que estão no mesmo pique e se afastar de comentários e conversas de fora, pois isso é o que faz mal para a cabeça, principalmente depois dos treinos... alimentação e descanso são essenciais.
abraço tererê."
Fernando Tererê - Faixa preta de Jiu Jitsu e um dos exemplos vivos sobre a preparação psicológica.







"A preparação psicológica para uma luta é feita com alguns exercícios de concentração, que considero fundamental em esporte de contato.
Visualização da luta: você se imagina entrando no estadium ,vendo a torcida, comprimentando o oponente e fazendo uma boa luta.

Quando você usa a mentalização, não se surpreende com os fatos que antecedem a luta.
Uma boa estratégia de luta, com treinadores que te passam confiança, são fatores que ajudam o atleta psicologicamente antes de uma luta."
Rodrigo "Minotauro" Nogueira - Campeão do UFC.





"Como em qualquer outro esporte, a preparação psicológica para o MMA é fundamental.
Por conta do show business envolvido nos grandes eventos, em que muitas vezes os lutadores são incentivados e expostos à provocações de adversários e pressão da mídia, talvez na modalidade uma preparação mental forte seja ainda mais importante."
Ana Hissa - Sensei SPORTV (ossss)





"O nível do MMA aumentou muito e alguns resultados são decididos nos detalhes. Técnica, estratégia e preparo físico são fundamentais, mas um trabalho psicológico bem feito pode fazer muita diferença.
Com uma cabeça boa, o atleta menos talentoso pode sobrepujar um adversário superior tecnicamente e fisicamente, mas que tem o lado psicológico mal trabalhado."
Eduardo Ferreira - TATAME Magazine






"A preparação de um atleta ou qualquer profissional está ligada aos conhecimentos, capacidade de ordenar e utilizá-los com precisão e oportunamente, saúde e condicionamento físico para poder render 100% sob stress e pressão da responsabilidade de sua função com eficácia e eficiência... mas se o cara estiver "com a cabeça ruim", "num mal dia", "desconcentrado", ou seja lá a expressão utilizada para definir o despreparo psicológico, irá falhar, já era.

A maior procupação de um treinador deve ser sempre o estado emocional do atleta para que ele alcance através de todo o treinamento: motivação, auto-confiança, força de vontade de vencer e principalmente o equilíbrio emocional para manter o foco e alcançar seus objetivos."
Sylvio da Matta Behring - Vice presidente da FJJDRIO e um dos maiores nomes do Jiu Jitsu no mundo.





(a dir. o Grande Mestre Luiz Alves)
"A psicologia esportiva é muito importante, tem atletas que precisam trabalhar esse lado com um profissional e outros que já nascem com essa condição.
O campeão sabe do que estou falando, momentos antes e durante a luta o atleta não deve pensar, a neurologia do campeão é de ação e execução, os atletas mais pensadores são os que mais tem problemas de insegurança e pensamentos que alguma coisa pode não dá certo.

O atleta deve se manter neutro e concentrado. Dentro do octagon o atleta deve estar motivado , concentrado, para a ação e execução dos ataque e defesas, o mesmo não precisa pensar, já sai no automático devido aos treinos de repetição que o atleta realizou ao longo do ciclo de treinamento..


Para que o atleta possa se encontrar no estado alterado de consciência, (melhor estado para o campeão) o mesmo deverá estar muito bem treinado fisicamente, tecnicamente, motivado, conhecedor das realidades do seu oponente, desta forma poderá ser um atleta de execução e próximo de sucesso psicológico."
Artur Mariano - Mestre e Presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai.





"Eu tenho certeza que a praparação psicológica é muito importante na preparação dos atletas , não só de MMA como em todos os esportes .

Esportes individuais são onde vemos mais fácil a influência da parte psicológica , nos esportes coletivos se o cara não está em um dia bom, além de ter quem o ajude em campo, o treinador pode trocá-lo, mas no esporte individual isso não acontece , você tem que estar sempre bem preparado tanto fisica, técnica e psicologicamente.

Acredito que uma preparação bem feita pode surtir um enorme efeito, o bom preparo psicológico muitas vezes deixa o atleta tão confiante, que ele até supera alguns problemas de ordem técnica e física.

Em uma entrevista a uns dias eu disse: - O Vitor é uma ferrari , só depende do Piloto. Acredito que nessa declaração eu esteja resumindo tudo isso!"

Bebeo Duarte - Faixa Preta de uma das mais tradicionais equipes de Jiu Jitsu no mundo, a equipe de Carlson Gracie.




"O Rodrigo é o maior exemplo de preparação psicológica. Todo atleta deveria estudar o assunto ou ter mais ajuda profissional para superar todos os limites.
O principal, na miha opinião é tentar entender os principais motivos e motivações que levam atletas a superar e conquistar seus medos.

Alguns estão na carreira por fama, estabilidade financeira, por amor a competição ou por uma vida melhor para a família. Qualquer que seja o motivo, é muito importante saber o porque de um objetivo ser atinjido.
Tudo isso e muito mais pode ser aprendido e conquistado com a preparação pisicológica.

Espero que isso ajude, um grande abraço e um grande beijo para o Rodrigo e o Rogério."
Ricardo Libório - Faixa Preta de uma das mais tradicionais equipes de Jiu Jitsu no mundo, a equipe de Carlson Gracie.





Você acha que a preparação psicológica ajuda o competidor de MMA? Cite exemplos:

13 comentários:

  1. dando minha opiniãoooo... preparação psicologica ajuda e mtoooooooooo um competidor....

    o blog eh ótimo adorei .... um dia eu quero mto conhecer o CT pq deve ser mto mto mto mto mto mto legalzissimo heheheheh

    excelente trabalho de vcs ... curto mto mesmoo.

    bjss p todos

    ResponderExcluir
  2. A preparaçai psicologia pode fazer toda diferença em uma luta com certesa...nao adianda corpo 100 % e cabeça ruim

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida alguma! Acho que as pessoas estão percebendo cada vez mais que entrar numa jaula para enfrentar um cara que quer te bater na frente de milhares de pessoas não é exatamente um passeio no parque. Como em qualquer outra profissão, a capacidade de lidar com a pressão e sair de situações adversas é um fator determinante no sucesso (ou não) de um lutador.

    As pressões profissionais já são estressantes para nós, meros mortais, imagine para um cara que ainda tem que fazer seu trabalho sob os olhos de milhões de pessoas, lidar com críticas de todos os lados diariamente e ainda viver com o fantasma de lesões e ferimentos que podem destruir sua carreira pra sempre.

    Um belo exemplo é Karo Parisyan, uma grande promessa do UFC que quase teve que desistir de sua carreira devido a crises de pânico mal administradas. O pânico o fez desistir de mais de uma luta, e, como se não bastasse, o delicado Dana White ainda fez questão de alardear para o mundo o seu desgosto com o lutador – sem saber da condição psicológica do cara.

    Um exemplo ainda mais recente é o próprio Nate Marquardt, que sempre parece arrefecer quando vê a possibilidade de título chegando perto. Mais uma vez, contra Okami, Nate "engasgou" (ganhando o "carinhoso" apelido de "choker" de Dana White), o que mostra que, muito mais que preparo físico, o atleta precisa saber lidar com a exposição, com críticas e até mesmo com a derrota.

    ResponderExcluir
  4. Como Rogerio Camoes disse tecnica e preparação nao é tudo,o fator psicologio conta e muito em uma luta,parabens pelo tema abordado...abrass

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia ajuda muito,os dias de hoje mudaram não e como antigamente que nós entravamos no ringue só para lutar.
    Não se tendo uma boa preparação pscologica o acaba o atleta perdendo para aquele que já vem tendo este tipo de preparação.
    Tem que consiliar o treinamento físico e o pscologico,para que ambos venham fazer com que o atleta seja completo.
    Espero um dia poder ter os dois....
    Desejo sucesso em todas as areas para todos vcs....
    Bons treinos e otima luta para todos os atletas.
    Osssssssssssss!

    Jean.Bjj..... Rj

    ResponderExcluir
  6. A luta somente e ganha a partir que o psicologico esteja em armonia com o fisico.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o psicológico de um lutador de MMA influencia no seu desempenho, tanto nos treinos quanto em competições. A cabeça tem que estar tão bem quanto o corpo.

    Rafael Freire
    Fisioterapeuta do BRASIL FIGHT MMA e MANO A MANO

    ResponderExcluir
  8. BOa tarde a todos..
    Acredito eu que Os atletas possuem maior estabilidade emocional, são mais introvertidos, autoconfiantes e possuem maior resistência mental que não-atletas,Um atleta de alto nível que realiza treinamentos para competições necessita de quatro preparações fundamentais, técnico, tático, físico e psicológico!!!!
    A integração entre os elementos técnico-tático, físico e psicológico são responsáveis pelo êxito, mas a falta de um deles pode comprometer os resultados, não sendo possível saber determinar o maior responsável,Cada lutador possui uma área emocional com uma respectiva percepção do ambiente que o rodeia de acordo com a sua personalidade, assim podendo apresentar diferentes reações a uma mesma realidade.

    No esporte individual como no MMA, o atleta assume de forma solitária e integral o estresse da sua performance, sendo obrigado vencer evitando a derrota.

    Thiago Parra
    Educador Fisico

    ResponderExcluir
  9. Já participei de inumeros campeonatos de algumas lutas, lutei amador e profissional, ganhei alguns, perdi outros. Por experiencia própria digo que o psicologico influencia e muito na luta. Meus mestres por diversas vezes me disseram "O competidor perde antes mesmo de entrar na arena", hoje ensino isso aos meus alunos.

    Vemos isso na pratica observando nosso grande atleta Victor Belfort que após o sequestro de sua irmã, junto a outros fatores, ficou tão abalado que se afastou do octógono, demorando a se recuperar e voltar.

    Hoje o melhor atleta é o mais completo e o preparo psicologico é não só uma otima arma como uma necessidade.

    Parabens pelo otimo blog e otimo trabalho.

    Rodrigo Aliperti
    Faixa Preta de Brazilian Kenpo

    ResponderExcluir
  10. Psicologia do Esporte, fator importantissimo quando se fala de um Atleta campeão. Tendo nossas regulações nervosas equilibradas, tomamos atitudes desejáveis quando necessitamos de um momento de concentração e força para combater um adversário. Portanto ajuda e muito o atleta estar totalmente preparado psicologicamente, para usar como uma ferramenta no combate. Inteligente o treinador que trabalho tudo isso com seu atleta. Matéria Show. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Preparação Psicológica para atletas é tudo..
    Matéria Show de Bola!Mente boa corpo preparado..oss

    ResponderExcluir
  12. Em qualquer esporte acho que a parte psicológica conta muito, tanto na preparação para a atividade, quanto no pós atividade, pois temos exemplos de atletas que não suportam o sucesso ou as criticas. Também é comprovado que a parte psicológica influencia e muito a parte de reabilitação, ou seja, a preparação psicológica e tão importante quanto a preparação física e técnica.

    ResponderExcluir
  13. Meo.... td d bom os posts heim ... um melhor que o outroooo.... e todos são os melhores .....

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiii como sempre....

    bjãooo

    ResponderExcluir